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Gestão de CRM

Estratégias definidas, sistemas implantados e processos revisados são o início do caminho, o resultado efetivo de um bom planejamento de CRM virá com a plena execução das estratégias no dia a dia da operação.

Sendo o CRM um programa vivo e dinâmico, torna-se necessário o gerenciamento em tempo real de todos os pontos de contato com o cliente e, na prática, é imprescindível adotar estratégias e gerenciar de perto três aspectos:

Prospecção e Captação de Clientes

Como aumentar as vendas? Onde prospectar novos clientes? Como gerar demanda para a área comercial? Como gerenciar a captação de novos leads e prospects?

Através da criação de estratégias de captação e prospecção de clientes e a execução e gestão destas ações, conseguimos aumentar a demanda de potenciais clientes e, consequentemente, as oportunidades de vendas e o faturamento da sua empresa.

Os serviços atrelados a estratégia de captação e prospecção podem envolver:

  • Criação e gestão de sites institucionais e e-commerce: análise de tráfego, otimização de conteúdo, análise de comportamento de visitantes, análise de conversão de metas, otimização de páginas.
  • Gestão do SEO (Search Engine Optimization): através de ações de otimização e aprimoramento de conteúdo conseguimos melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca.
  • Gestão do SMO (Search Media Optimization): criação e gestão de campanhas e anúncios no Google Adwords, Bing Ads, Facebook e Youtube.
  • Criação e execução de campanhas de e-mail marketing.
  • Geração de conteúdo para sites, redes sociais e blogs.

Fidelização e Rentabilização

Tratar clientes diferentes de forma diferente é a chave para fidelizar e rentabilizar sua carteira de clientes.

Seus clientes mais valiosos devem ser identificados e atendidos de forma personalizada, os clientes com grande potencial devem ser estimulados para que possam gerar um melhor ticket médio e recompras frequentes, aumentando assim o share of wallet, os clientes de baixo potencial e menor valor devem ter um atendimento mais eficiente, reduzindo o custo total de atendimento e aumentando a rentabilidade.

As estratégias de Fidelização e Rentabilização podem envolver:

  • Analise da base transacional do cliente envolvendo segmentação, Clonagem de clientes, identificação de perfis de consumo, etc.
  • Ações de e-mail marketing, newsletter e geração de conteúdo
  • Criação de campanhas multicanal específicas para cross-selling e up-selling
  • Criação de planos de fidelidade e incentivos

Customer Journey / Jornada do cliente

Mapeamento do ciclo de vida do cliente e ciclo de serviço, entendendo os pontos relevantes do relacionamento com os clientes.

A partir deste mapeamento é feita a criação do plano de relacionamento, levando em conta o estágio do ciclo de vida de cada cliente e a estratégia comercial da empresa, gerando ações que visam estimular o diálogo entre a empresa e o cliente, promovendo o estreitamento do relacionamento e consequente melhoria nos resultados do negócio.

As estratégias de Jornada do Cliente podem envolver:

  • Analise da base transacional do cliente envolvendo segmentação, Clonagem de clientes, identificação de perfis de consumo, etc.
  • Criação jornadas através de ferramentas de automação de marketing, envolvendo campanhas multicanal e automatizadas.