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O Que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ou seja, uma estratégia com foco no Cliente.

Antes de pensar em ferramentas de CRM, é importante estabelecer uma estratégia e desenvolver uma filosofia empresarial voltada para o cliente, garantindo que toda a equipe esteja construindo relacionamentos estratégicos com os clientes.

Isso envolve uma criteriosa análise do ambiente atual, dos processos relacionados a clientes, das pessoas e das tecnologias disponíveis, alinhados às estratégias e os objetivos da empresa, abrindo caminho para o redesenho dos processos, a escolha das ferramentas de apoio e o treinamento e desenvolvimento da equipe.

Os Desafios do CRM

Há mais de 15 anos a Trinity vem ajudando empresas a “pensar CRM” e por isso, sabemos que a implantação de uma estratégia de CRM interfere em muitas variáveis, que vão desde a cultura organizacional, os métodos e processos comerciais e de atendimento, as mudanças de sistemas, até o atual “jeito de fazer” exclusivo de cada empresa. Por essa razão, todo projeto de CRM necessita de muita determinação para dar certo, com uma completa mobilização das estruturas administrativas da empresa, com apoio do corpo diretivo e gerencial para sustentá-la, técnicos capacitados para implementá-la, equipe operacional treinada e engajada para executá-la, além de uma consolidada estratégia corporativa e uma arquitetura de sistemas bem desenhada para suportar o todo.

Por isso é fundamental que a implementação de uma ferramenta de CRM venha sempre acompanhada de treinamentos conceituais e técnicos, além do acompanhamento da ferramenta em produção, que visa garantir a boa utilização do sistema e a execução da estratégia de CRM definida.

Ferramentas de CRM

A ferramenta ou sistema de CRM é um elemento essencial para capturar e gerenciar a enorme quantidade de dados gerada atualmente, usando o cruzamento desses dados para criar e automatizar uma variedade de processos que identificam e diferenciam os clientes, além de estabelecer interações cada vez mais personalizadas.

Na ótica do CRM, todas essas ações devem servir para captar, reter, rentabilizar e recuperar clientes, principalmente os “bons” clientes.

A Trinity apoia seus clientes na implementação de várias ferramentas de CRM, através de parcerias ou com equipe própria e especializada no Microsoft Dynamics CRM.