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Quando bem utilizadas, as métricas de marketing podem ser as maiores aliadas da sua organização. Elas mostram onde você está cometendo erros, apontam ações para corrigi-los e revelam oportunidades valiosas para suas estratégias.

Todavia, há uma enorme quantidade de métricas disponíveis no mercado que podem facilmente distrair nossa atenção. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo os principais indicadores que devem ser analisados para identificar a efetividade das suas ações de marketing. Boa leitura!

1. Visitantes

O número de visitantes representa o volume de tráfego que o seu site ou blog recebeu. Não se trata da quantidade de pessoas que acessaram a página da empresa, mas quantas visitas esses usuários fizeram em um determinado período.

É como mensurar quantas pessoas entram em uma loja física, uma vez que a mesma pessoa pode retornar em dias e horários diferentes.

Embora seja algo, a priori, simples, esse indicador dá uma boa ideia do escopo de seus negócios na internet. Por meio dele, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessam determinado conteúdo diariamente. Afinal, quanto mais visitantes o site recebe, maiores são as chances de aumentar as vendas.

2. Taxa de conversão

A conversão pode ser interpretada como um passo dado pelo visitante no caminho que o converterá em um cliente. Essa etapa pode envolver assinar a newsletter, registrar-se em uma promoção, baixar o catálogo de produtos ou, até mesmo, realizar uma compra.

A conversão pode ser utilizada para diferentes propósitos, no entanto, é sempre o primeiro objetivo de uma campanha de marketing. Portanto, é altamente recomendável que você monitore de perto esse indicador.

As causas que levam um site a não gerar (ou gerar poucas) conversões podem ser encontradas em diferentes fatores, desde problemas na usabilidade até a falta de clareza quanto aos benefícios e próximos passos a serem dados pelo visitante (as conhecidas chamadas à ação ou CTAs, na sigla inglesa).

O cálculo da taxa de conversão é muito simples. Basta dividir o número de leads gerados pelo número de visitas do site em um determinado período:

Taxa de conversão (%) = número de contatos / número de visitas.

3. ROI (Retorno Sobre Investimento)

O Retorno Sobre Investimento (ROI, na sigla inglesa) é, sem dúvida, um dos indicadores mais importantes para qualquer empresa, à medida que lida diretamente com a geração de lucros.

No marketing digital, é indispensável conhecer a rentabilidade gerada por uma ação específica, como uma campanha publicitária ou, até mesmo, toda a estratégia colocada em prática.

O Retorno Sobre Investimento mostra apenas a eficácia de gerar lucros sobre o capital investido. Além disso, ajuda a decidir quando (e se) você deve aumentar os investimentos. Uma vez que o ROI é positivo e a empresa tenha capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.

O cálculo é bastante fácil. Para encontrar o RI você deve calcular a diferença entre o valor total da receita menos o total de investimentos em marketing digital e dividir pelo valor investido:

ROI (%) = receitas auferidas – valor investido / valor investido

Ao aplicar as métricas de marketing mais adequadas às especificidades de sua organização e às características gerais de seu segmento de atuação, lembre-se de que aquilo que não é medido não pode ser melhorado. Bons negócios!

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Quando os resultados de marketing não são mensurados, ou são de forma superficial é impossível analisar o retorno financeiro. As empresas tendem a parar de investir nestas ações, mesmo que elas sejam eficazes.

Já se foi o tempo em que o departamento de marketing trabalhava suas ações sem saber ao certo como comprovar os resultados obtidos em cada ação. Atualmente, quem não tiver conhecimento sobre como entregar o ROI de campanha de marketing estará fadado a perder cada vez mais verbas.

Mas você sabe o que é o ROI? Sabe como calculá-lo e compreender seus resultados? Ainda não? Então este post foi feito especialmente para você! Venha com a gente e descubra como essa prática é fundamental.

O que é ROI?

Do inglês Return on Investment ? Retorno sobre o investimento ? ROI significa identificar qual foi o retorno obtido de determinada ação em relação ao investimento realizado.

Apesar de parecer algo muito complicado, calcular o ROI de ações de marketing é mais fácil do que se imagina: tudo o que você precisa é ter os dados e informações das ações e campanhas devidamente organizados e estruturados.

Esse é o primeiro passo para se realizar o cálculo de forma assertiva, pois qualquer investimento realizado e não registrado afasta seu resultado do cenário real. Com todas as informações em mãos, vamos aprender a calculá-lo.

Como calcular o ROI

Para realizar esse cálculo, você precisa levantar todos os investimentos em uma determinada campanha (Google AdWords, Facebook Ads, e-mail marketing, participação em feiras, etc.) e somá-los, para se chegar ao valor real do investimento total.

O segundo passo é levantar quais foram os retornos obtidos com cada investimento. Nesse ponto, é importante ter em mente que os resultados dependem do objetivo de cada campanha.

O objetivo final de uma campanha de marketing é sempre a venda, sim, mas outros, como a aquisição de leads, o aumento de visibilidade ou o aumento de tráfego em seu site também são resultados dos esforços de marketing.

Vamos ao cálculo:

ROI = (Retorno obtido – investimento) / investimento

Para ilustrar melhor o cálculo, imaginemos que sua empresa investiu um total de R$ 20 mil em uma campanha de marketing digital (consultoria + anúncios + gestão), com o objetivo de atrair mais empresas para seu site e, consequentemente, gerar mais vendas. Por meio dela, vieram 500 mil visitas, que resultaram em 13 mil compras de clientes individuais, o que rentabilizou R$1 milhão em receita. Está claro que o investimento deu retorno, não é? Mas qual foi ele? Vamos calcular:

ROI = (500.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 980.000 / 20.000

ROI = 24

Então, para cada R$ 1,00 investido, a empresa obteve um retorno de R$ 24,00, ou seja, 2.400%. Mas isso não é tudo, veja só!

Como analisar os resultados?

O que vimos foi apenas um dos muitos resultados que podemos obter ao se utilizar essa técnica. Para complementar o ROI de campanhas de marketing, é importante calcular, ainda, outros indicadores de resultados, como o custo de aquisição de cliente (CAC) e custo por clique (CPC), por exemplo.

Para isso, vamos continuar com o exemplo acima:

Custo por clique

CPC = Investimento / volume de cliques ou visitas

CPC = 20.000 / 500.000

CPC = 0,4

Logo, cada clique custou R$ 0,40 para a sua campanha.

Custo de aquisição de cliente

CAC = Investimento / quantidade de vendas concretizadas

CAC = 20.000 / 13.000

CAC = 1,53

Segundo o cálculo, cada cliente custou R$ 1,53.

Ainda, podemos calcular qual foi a taxa de conversão (TC) de visitantes em clientes:
Taxa de conversão

TC = quantidade de vendas concretizadas / volume de cliques ou visitas

TC = (13.000 / 500.000) * 100

TC = 2,6%

Após o levantamento de todas as informações, você deverá analisar se o investimento foi positivo ou negativo e conseguirá identificar possíveis pontos a serem melhorados em suas campanhas, a fim de otimizar resultados e diminuir custos.

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